Quando devo trocar o limpador de parabrisa do meu carro?

Os limpadores de parabrisa são itens essenciais para a segurança dos motoristas. Mas quando devo trocar o limpador de parabrisa do meu carro? Essa é uma dúvida que pode nos fazer adiar ou atrasar a troca de nossas palhetas. Por esse motivo, a Equipe de Especialistas Autparts criou esse post para ajudar a verificar o momento correto que essa troca deve ser feita.

Porque devemos trocar as palhetas?

Mesmo que ainda esteja efetuando a limpeza e a remoção de detritos que possam estar atrapalhando a visão do motorista, devemos trocar o limpador de parabrisa em um período máximo de um ano. O custo da manutenção deste item é relativamente baixo, mas vamos trazer algumas dicas essenciais que podem lhe fazer economizar dinheiro.

Como as palhetas são itens de segurança, elas vão muito além de apenas ajudar na limpeza e remoção da água e sujeiras que ficam sobre o vidro. Elas ajudam a manter uma viagem segura e tranquila, pois ajudam a manter uma visão limpa para o motorista.

Vida útil da palheta

O fim da vida útil da palhetas pode ser facilmente detectada. Os principais indicadores são: lâmina da borracha trincada, deformada, ressecada ou rasgada. Confira na imagem abaixo:

Na imagem abaixo podemos identificar a má qualidade da borracha do limpador parabrisa em 3 aspectos (trincada, deformada e ressecada ou rasgada).

Devemos levar em consideração a região onde moramos, pois em locais muito secos, com poucas chuvas, o excesso de calor pode adiantar o ressecamento e futuros problemas em suas palhetas. Por esse motivo sugerimos evitar de deixar o veículo pegando sol por muito tempo.


Problemas na limpeza podem ser um sinal de alerta

Podemos observar quatro tipos diferentes de problemas, que a borracha danificada pode apresentar em seu veículo durante a limpeza de seu vidro. São elas:

A borracha trincada/ressecada não retira totalmente a camada de água sobre o vidro.

Folgas no mecanismo podem causar danos futuros ao vidro e à palheta.

Borrachas deformadas também não retiram a camada de água adequadamente do vidro.

Borrachas rasgadas também podem prejudicar a visão do motorista em chuvas fortes.

Cuidados que podem ajudar a preservar sua palheta

Efetuando a manutenção preventiva em sua palheta, você pode garantir uma vida útil maior sem ter maiores dores de cabeça com possíveis problemas que elas poderão apresentar. Desde efetuar a limpeza, até pequenos ajustes, podem fazer a diferença no tempo de troca de sua palheta.

Para ajudar com essas dicas criamos um post exclusivo para você saber Como cuidar de seu Limpador de Parabrisa e manter uma vida útil maior em sua peça

Palhetas de silicone podem ajuda a aumentar a vida útil

Segundo os próprios fabricantes, vale a pena comprar palheta de silicone! Pois ela possui uma tecnologia que traz um menor atrito para os parabrisas, evitando maiores danos ao vidro. Em sua composição não possui partes metálicas o que dá mais durabilidade ao equipamento.

Confira no post Vale a Pena Comprar Palheta de Silicone?, lá temos muitas informações e podemos ajudar a sanar várias dúvidas sobre o modelo!

E aí, foram úteis as dicas? Ficou com alguma dúvida?

Na Autparts, você também encontra além de palhetas você também encontra tudo o que o seu carro precisa, com as melhores marcas do mercado e um atendimento personalizado, com envio para todo o Brasil. Clique no banner abaixo e confira nossas ofertas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *