Saiba o que tem de especial na nova tecnologia dos Freio de Cerâmica em comparação às Metálicas

Saiba o que tem de especial na nova tecnologia dos Freio de Cerâmica em comparação às Metálicas

17 de julho de 2017 0 Por atendimento Autparts

Como características iniciais, as pastilhas de freio de cerâmica apresentam uma coloração mais clara devido às fibras cerâmicas de seu composto, que contêm baixo teor metálico.

As vantagens desse tipo de pastilhas de freio são as seguintes:

  • Maior potencial de frenagem
  • Não sujam as rodas do veículo de fuligem devido ao seu desgaste,
  • Baixíssima incidência de ruídos durante frenagem (reclamação constante apresentada pelos usuários das pastilhas de freio metálicas),
  • Maior durabilidade.

Portanto, as pastilhas de freio de cerâmica duram mais e podem manter a mesma capacidade de frenagem, mesmo em condições mais severas de exigência e temperatura além de não sujarem as rodas do carro.

Fisicamente a cerâmica tem melhor capacidade para manter o seu coeficiente de atrito estável mesmo com altas temperaturas. Ou seja, enquanto as pastilhas de freio convencionais (metálicas ou semimetálicas) podem perder a capacidade de frenagem ao serem muito exigidas, as de cerâmica quase não alteram as suas características originais devido sua elevada capacidade térmica.

É interessante também mencionar que as pastilhas de cerâmica, por terem menos compostos metálicos, acarretam menor desgaste aos discos de freio, o que ajuda a compensar o investimento em uma pastilha de freio mais cara. Hoje em dia é muito frequente a troca dos discos de freio devido ao seu desgaste, já que atingem a sua espessura mínima de segurança mais rapidamente que é 2mm.

Esta publicação foi útil a você? A AutParts, empresa especializada em pastilhas de cerâmica automotivas, tem o produto que você precisa. Clique no banner abaixo e confira nosso site.