Qual a Diferença entre lâmpada Farol Foco Simples e Farol Foco Duplo?

Qual a Diferença entre lâmpada Farol Foco Simples e Farol Foco Duplo?

11 de setembro de 2017 5 Por atendimento Autparts

Antes de começar, é importante frisar que nem sempre o formato mais complexo de lâmpadas ilumina melhor que o mais simples, neste texto vamos analisar a diferença entre o farol foco simples e de foco duplo como lâmpada de carro  e qual o melhor a se escolher.

Contrariando o que a grande maioria pensa sobre os faróis duplos iluminarem mais do que o simples, nem sempre é assim, isso por que muitas vezes eles têm o seu uso apenas por razões estéticas ou por conta do formato do faro.

  • Farol Foco Simples

No caso da lâmpada de carro com farol foco simples há somente um refletor parabólico, e cujo foco está somente no filamento da luz alta da lâmpada halógena, desta forma ao ligar o farol alto, os raios da luz são emitidos a fim de formar um único feixe paralelamente ao eixo da lâmpada.

Farol Foco Simples

Já para a mesma situação de farol baixo, a mesma lâmpada possui um segundo filamento com um ligeiro deslocamento em relação ao foco, o que acaba formando um feixe de luz mais difuso e com menor intensidade.

Simplificando: quando perguntado se o seu carro é farol foco simples, significa que ele tem apenas uma lâmpada que faz a função de farol baixo e alto. Usualmente são empregadas as lâmpadas H4 para realizarem essa função

  • Farol foco duplo

Quando o veículo está utilizando o foco da dupla parábola ou o foco duplo na lâmpada de carro, ele possui um segundo bloco óptico que têm apenas uma lâmpada com um só filamento que completa a iluminação do bloco de dois filamentos.

Farol Foco Duplo

Nesse caso teoricamente é possível obter um feixe de luz ainda mais amplo quando o seu farol está aceso.

Simplificando: quando perguntado se o seu carro é farol foco duplo, significa que ele tem duas lâmpadas no farol: uma que tem como função acionar a luz alta e a outra que aciona a luz baixa. Usualmente são empregadas as lâmpadas H1 para o farol baixo e H7 para o farol alto.

Qual é melhor farol: duplo ou simples?

A discussão entre os proprietários de veículos é acirrada em saber as diferenças e qual é o melhor, mas no geral afirmam que o farol de dupla parábola consegue ser mais eficaz do que o simples.

Claro que ambos os conceitos podem gerar faróis que iluminam bem de acordo com as normas existentes para as lâmpadas de carro.

Mas o que realmente poderá determinar quais as diferenças para a iluminação da lâmpada do carro além do número de parábolas é principalmente a qualidade da lâmpada, juntamente com o tamanho do refletor e o seu formato.

  • Simplificando a Diferença Entre os Faróis

Caso você ainda tenha fica com dúvida sobre a diferença entre estes dois modelos, vamos passar de uma forma mais simplificada.

O farol com o foco simples utiliza a mesma lâmpada para extrair tanto a luz alta quanto a luz baixa da lâmpada do seu carro. Já o farol de foco duplo possui lâmpadas individuais para cada função, uma para luz alta e outra para luz baixa.

  • Posso utilizar uma lâmpada de foco simples em um farol duplo?

Não, isso não é possível pois o encaixe das lâmpadas são diferentes! Em alguns casos, algumas pessoas fazem adaptações com outros tamanhos de lâmpadas, porém não indicamos isso para não comprometer a iluminação do veículo.

Muito bem, agora já sabemos basicamente qual a diferença entre os faróis de foco simples e os de foco duplo.Caso precise de algum auxílio tirando uma dúvida ou mesmo realizando uma compra não deixe de nos consultar para encontrarmos a lâmpada correta para o seu veículo.

Se ainda tiver alguma dúvida deixe o seu comentário para que possamos ajudar, caso o conteúdo tenha sido útil, compartilhe com seus amigos para que consigamos ajudar muito mais os motoristas do Brasil.