Qual é melhor: luz branca ou amarela?

Hoje o mercado dispõe de uma infinidade de tonalidades de lâmpadas, mas o que realmente difere uma da outra? Para entender melhor, precisamos saber qual o tipo de lâmpada usada normalmente e o que define seu brilho.

 

As famosas lâmpadas Halógenas

As  luzes halógenas são as mais utilizadas nos veículos,  são lâmpadas incandescentes, mas usam muito menos energia do que as lâmpadas padrão. Elas emitem um brilho amarelado, porém tem diferentes temperaturas de cor, o que fazem com que a iluminação seja mais forte.

Temperatura Kelvin

A medida usada para definir a tonalidade da lâmpada são os Graus Kelvin. Quanto menor o número Kelvin entre (2700K a 3000K), mais amarelo é a luz. Uma luz original do veículo geralmente tem entre 2800K a 3000K. Já para as brancas a tonalidade é de 3500K a 4100K. As super Brancas tem tonalidades partindo de 4300K chegando até 8500K.


Ei, lembre-se: São permitidas por lei lâmpadas super brancas até 5000K, à partir disso pode ter problemas com o Detran.


Ótimo, mas aí vem a grande pergunta, qual é a melhor: luz branca ou amarela?

Enquanto alguns motoristas juram que as luzes amarelas são as que tem o melhor desempenho durante a chuva, outros falam que as luzes brancas são mais brilhantes e tem uma visibilidade maior, portanto, melhores.

Luz amarela

Elas são as mais antigas que existem. Durante décadas, todos os faróis tinham uma tonalidade amarelada, hoje no Brasil ainda continua sendo a original de muitos veículos. Os primeiros faróis que foram inventados foram alimentados por lâmpadas de acetileno, que produziram uma luz mais amarela do que os faróis de hoje (Quem não se lembra daquela Belina do tio). À medida que os faróis elétricos se tornavam populares e a tecnologia ia se desenvolvendo, acreditava-se que a luz amarela era a melhor.

Farol com lâmpada Original Amarela

Estudos iniciais mostraram que a luz amarela dava menos interferência na vista dos motoristas que vem no lado contrário a luz, tornando-se uma cor mais segura para os faróis. A luz amarela também corta a chuva, a neblina e a névoa melhor do que a luz branca ou azul.

No entanto, as luzes amarelas caíram fora de popularidade como faróis. Enquanto a luz amarela melhora a visibilidade em condições de umidade ou neblina, também torna mais difícil de ver em dias claros.

Luz branca

A luz branca é preferida por muitas razões. Primeiramente a estética: muitas pessoas as procuram para dar um visual a mais no carro, porém, ela também tem funções de desempenho. Uma luz mais branca simula a aparência da luz solar e melhora a visibilidade. Além disso, os filtros usados ​​para criar luz amarela seletiva diminuem a intensidade dos faróis. A luz branca não é filtrada, tornando-a mais brilhante.

Lembre-se: ao procurar por lâmpadas brancas, preste atenção à temperatura da cor. Em alguns casos a temperatura não é permitida, podendo acarretar em  problemas com a lei.

Comparativo luz amarela e super branca

 

 

 

 

E aí, para você qual é a melhor? Ambas têm os seus lados positivos e negativos, agora cabe a você analisar qual será melhor para o seu veículo.

No nosso site você encontra ambas as tonalidades e diversos modelos de faróis, junto com todas as peças que você precisar para o seu carro.

Caso tenha alguma dúvida, só comentar aqui embaixo.

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